artigo aprendizagem de leitura
Resumo:
O objeto do estudo desse trabalho diz respeito ao funcionamento das atividades de leitura e escrita no ensino e aprendizagem de língua portuguesa. Pretende-se resenhar criticamente as teorias referentes à escrita e à leitura para aprimorar a compreensão do processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa para estrangeiros.
Palavras-chave: ensino da língua escrita em PLE, leitura e escrita no ensino de PLE
Abstract: The aim of this study is to describe and explain the impact of reading and writing activities in the teaching and learning of Portuguese as a Foreign Language. In order to accomplish that purpose theories of the processes of reading and writing are critically reviewed in order to yeld a better comprehension of the processes of teaching and learning Portuguese as a Foreign Language.
Key words: teaching of the written language in PLE, reading and writing in the teaching of Portuguese as a Foreign Language Introdução
Os professores devem estimular a leitura na sala de aula de uma forma que os alunos leiam por prazer e não por obrigação. Para tanto, o educador precisa ver que tipo de leitura apraz ao aprendiz.
Hoje em dia, dado o papel fundamental da escola e da escolarização no letramento, na aprendizagem e no letramento, na aprendizagem e no desenvolvimento da criança, ninguém admite que o professor, figura central nessa escola, não tem aí um papel a assumir. Entretanto, esse papel se reduz muitas vezes ao de fornecedor de estímulos para a elicitação de automatismos, dentro das mais pobres das concepções behavioristas. (KLEIMAN, 2008, p. 8)
Nós, professores, devemos pensar na leitura como uma interação entre o autor e o leitor do texto. O bom leitor é aquele que sabe dialogar com o autor do texto. A coerência entre fundamentação teórica e a ação prática no ensino de leitura, o reconhecimento do aluno enquanto sujeito leitor, e não como mero decodificador são fundamentais para esse