Artigo dificuldades de aprendizagem na leitura e escrita
R. Os movimentos sociais hoje, nada mais é que a força política do bairro, hoje a associação de moradores do bairro , ela tem grande relevância e influencia quanto as conquistas de seu bairro, é nela que se cria um grupo de pessoas com a mesma finalidade de lutar, pelos meus ideais. Tendo na direção Presidente, Tesoureiro, Secretaria, pessoas estas que não recebem para tais funções. Mais elas motivadas por esse grande ideal, vão a luta.cria principalmente força política para que, conto mais pessoas envolvidas pela causa, mais força criamos para conquistar nossos objetivos.
A Associação (ONG), ela cria diversos projetos, tais como LEVE LEITE(programa do Governo do Estado) que são entregues leite para pessoas de mais de 60 anos e crianças ate 6 anos de idade, tem o CRI, (centro de referencia do Idoso) tem programas de cursos profissionalizante como CEAT, para adolescentes entrar no mercado de trabalho, tem EJA (Educação de Jovens e Adultos Projeto Educar Para Mudar, Projeto Saber Mais, Mova, Ibeac, etc. para pessoas que não tiveram a oportunidade de estudar, ou porque teve que trabalhar, ou porque a escola aonde morava era de difícil acesso, e são pessoas que não consegue frequentar uma escola formal,pois tem dificuldade para acompanhar, tem também as CEI (Creches) grande conquista para as mães que precisam trabalhar e não tem aonde deixar seus filhos. Antigamente era muito difícil hoje a prefeitura somente esta fazendo convenio com as Associações, são elas que contratam seus profissionais, e que administra toda a verba enviada pela prefeitura, tem coisa mais que gratificante! Isso chama-se luta por direitos pelo menos ou pouco igual. Tem também os Telecentro onde a comunidade pode acessar a internet gratuitamente.
As Ongs, tem grande importância na comunidade hoje, elas são a boca do povo, através dela, que conseguimos tantas conquistas que hoje vemos.