Isto é um teste
b) Diferente dos grupos bárbaros, o poderoso Império Romano tinha seu poder centralizado, nas mãos de um imperador. Era ele quem comandava tudo. Sua língua era o latim. Sua economia era basicamente dependente da agricultura, feita pelos mais pobres. Também se faziam exportações, tendo o comércio como bom aliado econômico.
2) O Império Carolíngio (Reino dos Francos) estabeleceu uma relação de reciprocidade com a Igreja, onde ambos tinham vantagens. Para os francos, esta relação era boa, pois eles eram apoiados pela Igreja, a mais poderosa organização existente na época. Já para a Igreja, era favorável, pois as terras conquistadas pelos francos tornavam-se domínios católicos, onde todos eram convertidos, conseguindo mais fiéis.
3) Carlos Magno não teve participação da formação da nova Dinastia franca, mas ela leva seu nome porque foi o mais importante imperador da Alta Idade Média.
4) O Império Islâmico teve como base as pregações de Maomé e sua religião. Além de ter conseguido unificar a Arábia, Maomé apresentou para a sociedade a religião que fundava: o islamismo. Dentre outras coisas, essa nova religião pregava que o Jihad é sagrado, e A Guerra Santa foi um dos motivos que levou o Império Islâmico a se expandir.
5) O Islamismo tem como base o Livro Sagrado Corão. Alguns fundamentos: orar cinco vezes por dia voltado para a Meca, visitar a Meca no mínimo uma vez na vida, dar esmolas, jejuar no Ramadã...
6) A expansão árabe trouxe várias conseqüências para o mundo europeu. Entre elas, pode-se destacar as influências trazidas por eles: quando dominaram Granada, na Espanha, passaram grande parte de sua cultura para