Contexto de um Projeto
1- Implantar a cultura de gerenciamento de projeto é o primeiro passo para melhorar as métricas. Dentro do conceito de GP, podemos citar o gerenciamento do escopo, do risco, da comunicação e dos recursos humanos.
2- O resultado obtido não seria o mesmo sem o apoio do patrocinador. O patrocinador e o tomador de decisões mais importante de um projeto, sendo assim, ele deve assegurar a disponibilidade de recursos, liberar gastos, aprovar metas, se envolver no projeto principalmente na fase inicial, se envolver em nível macro no planejamento, definir premissas, etc.
3- O PMBOK não se propõe a ensinar o "como fazer" e sim disponibilizar ferramentas que auxiliem o gerente a conduzir seus projetos. Isso se justifica dado ao fato de que cada projeto e único, sendo assim, o gerente de projetos deve analisar o ambiente em que esta inserido e aplicar as ferramentas adequadas para conduzir seu projeto da melhor maneira possível.
4- Segundo Kerzner, existem cinco fases do ciclo de vida da maturidade em gestão em projetos: embrionária, aceitação pela gerencia executiva, apoio dos gerentes de área, crescimento, maturidade. Em uma empresa na fase embrionária, e fundamental que os executivos e os gerentes saibam que um projeto tende a modificar as bases da empresa porem e fundamental para torna-la mais competitiva. Com isso, é importante que haja o reconhecimento da necessidade da GP, de seus benefícios e sua aplicabilidade.
5- A cultura da empresa influencia pois todo projeto lida com mudanças pois o projeto e o caminho que faz as empresas criarem vantagens competitivas em relação as suas concorrentes. O clima de incerteza e insegurança gerado com uma mudança pode atuar como um fator de resistência ao bom andamento do projeto, podendo levar a seu fracasso.
6- A metodologia de lições aprendidas e fundamental pois a maior parte do conhecimento das empresas esta registrado apenas na cabeça de seus colaboradores em forma de experiência, sendo que,