Contexto da crise de 29
A saúde do capitalismo, em nível mundial, dependia da economia dos Estados Unidos. Entretanto, a prosperidade americana apresentava pontos fracos. Um deles era a enorme concentração da renda. Durante a década de 1920, a prosperidade fez os ricos ficarem mais ricos, e os pobres mais pobres. A renda se concentrou nas mãos dos grandes industriais, banqueiros e negociantes.
A economia era controlada pelas grandes empresas. Elas elevavam artificialmente os preços e rebaixavam os salários.
Outro ponto fraco que precisa ser salientado é a especulação financeira, muitas sociedades emitiam ações com lucros exagerados, o que causou uma supervalorização excessiva. E como na época não havia regulação ou exigência estatal as empresas passaram a emitir tantas ações quantas quisessem , o que levou ao fenômeno da supercapitalização da indústria .
Além disso um importante fator que precisa ser lembrado é a recuperação da economia europeia. Como a 1ª Guerra foi travada na Europa os países que mais foram prejudicadas com ela foram os europeus que tiveram fábricas e instalações destruídas enquanto os EUA forneciam manufaturas e alimentos no momento de guerra e pós guerra( passaram de devedores antes da guerra para credores depois dela).Mas a economia europeia estava se recuperando o causando concorrência para os americanos
O sistema de produção vigente era o Fordismo, criado em 1914 por Henry Ford. Esse sistema consistia em uma linha de montagem (onde cada trabalhador fazia apenas uma única atividade) cujo objetivo era reduzir os custos maximizando os lucros.
http://www.suapesquisa.com/economia/fordismo.htm http://www.administradores.com.br/artigos/economia-e-financas/crise-de-1929/35073/ (Data da criação do artigo -26 de outubro de 2009 ) http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/sala_de_aula/historia/historia_da_america/estados_unidos_a_crise_de_1929/a_crise_de_1929 http://www.coladaweb.com/historia/crise-de-1929-a-grande-depressao