conteudo e expressao
Aluna:
KAMILA KRISLEY SILVA FREITAS RA 1420898
1 INTRODUÇÃO
O trabalho tem por objetivo nos auxiliar na compreeção da relação entre “conteúdo e expressão” em um texto não verbal, em termos do percurso do olhar.
Espero que o mesmo possa contribuir de maneira clara e didática nas resoluções de atividades e analises de conteúdo e expressão em textos não verbais.
2- APRESENTAÇÃO DO TRABALHO
Este trabalho terá explicações sobre Conteúdo e Expressão de como elas poderão ser analisadas em textos não verbais.
“Numa batalha perpetual, as imagens lutam primeiro para entrar na órbita do ver e depois para serem olhadas atentivamente (OLIVEIRA, 2001, p.5).”
Considere a relação entre “conteúdo e expressão” em um texto não verbal, em termos do percurso do olhar. Analisando Conteúdo e Expressão: Ao Ler e ao Ver Linguagem é o processo de interação comunicativa que se constitui pela construção de sentidos. A linguagem verbal é a mais utilizada: falada ou escrita. A linguagem não-verbal tem unidade diferente da palavra, como o gesto, a imagem, a nota musical etc.
A partir de propostas do Estruturalismo e da Linguística, pesquisadores desenvolveram um modelo semiótico para o estudo da significação. Uma importante contribuição desse modelo foi possibilitar a analise de textos não verbais. Devemos atentar para o preceito de que um texto é formado pela junção de um plano de conteúdo e um plano de expressão, conceitos herdados da lingüística estrutural de Louis Hjelmslev (1899 – 1965).Para o autor, há na linguagem uma solidariedade entre conteúdo e expressão, de tal modo que uma separação artificial entre essas funções seriam impossível: “uma expressão não é expressão senão porque elaé expressão de um conteúdo, e um conteúdo não é conteúdo senão porque é conteúdo de uma expressão” (Hjelmslev, 1968, p. 66 – 7).
Em semiótica,