Contemporaneidade
Centro de Educação a Distância
Título
Revolução e Segurança Social.
Curso: Serviço Social.
Disciplina: Serviço Social na Contemporaneidade.
Alunos: Lucirene M. Santos RA 406714
Eliezete de A. S. Lacerda RA 422101
Maria Joana G. Borges RA 430015
Thatiana Almeida RA 434271
Elcilene S. de L. Ribeiro RA 414711
Professor (a): Maria Edilene Xavier Rocha Garcia.
Tucuruí: 12 de junho de 2013
REVOLUÇÃO E SEGURANÇA SOCIAL.
INTRODUÇÃO
O Serviço Social é uma profissão cujo processo de construção não aconteceu de forma contínua e linear, da sua gênese à sua trajetória sócio histórico, possuem características complexas, que nem sempre é apreendida e compreendida a sociedade e até mesmo dentro da própria categoria há apreensões divergentes quanto ao seu processo de transformação e atuação profissional.
MUDANÇA OCORRIDA NO SERVIÇO SOCIAL Conferência e encontros realizados em tempos de reatualização de velhas práticas liberais, conservadoras, desenvolvimentistas, adjetivadas pelo prefixo “neo”, travestidas de novidade e modernização do país, O Serviço Social brasileiro, nos últimos 30 anos, no conjunto das Ciências Humanas e Sociais, reconhecendo sua natureza interventiva no âmbito das relações sociais, passou por um processo de renovação crítica, posicionando-se, entre seus princípios fundamentais, pelo “reconhecimento da liberdade como valor ético central e das demandas políticas a ela inerentes – autonomia, emancipação e plena expansão dos indivíduos sociais”.
É com esta direção social e política que o Serviço Social brasileiro contribuiu e continua contribuindo na “ampliação e consolidação da cidadania, considerada tarefa primordial de toda sociedade, com vistas à garantia dos direitos civis, sociais e políticos das classes trabalhadoras”. No momento constituinte, nos posicionamos na defesa da Seguridade Social como amplo sistema de proteção social, incluindo aí o direito à Política de Assistência Social. Vivemos