atividade de macroeconomia
a) Produto Interno Bruto (PIB) é o indicador que mede o crescimento econômico. Mede o valor de mercado de todos os bens e serviços finais produzidos por um país em um determinado período.
Sobre a economia de um país, o PIB indica o crescimento, ou seja, o quanto está produzindo riquezas e, se for de uma forma crescente sustentada, um aumento no nível de vida. Fatores fazem parte da composição do PIB. Os 3 mais relevantes são: Geração de empregos, manutenção de preços estáveis e crescimento econômico.
b) O desempenho fraco do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre, com aumento de apenas 0,6%, já levou boa parte dos economistas a revisarem para baixo suas projeções de crescimento do País este ano.
O Besi Brasil é um bom exemplo de instituição que promoveu importante revisão na projeção para o PIB de 2013, de 3% para 2,3%. Os analistas do banco já imaginavam uma revisão para 2,7%, mas os dados de ontem acabaram levando esse número ainda mais para baixo. A percepção do economista sênior da instituição, Flávio Serrano, é de que os demais trimestres do ano não virão com a força necessária para levantar o PIB para algo próximo dos 3%.
(Fonte: http://migre.me/eQbTm matéria datada de 30/05/13)
Sendo assim, apesar de não ser de “bom tom” alarmar e espalhar negatividade no mercado causando retração econômica, há de se notar que a recessão ronda, pois a economia não está crescendo e o aumento da inflação está provocando a corrosão da massa salarial, a soma total dos salários recebidos pelos brasileiros ocupados, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o que explica a estagnação em 0,1% no consumo das famílias em comparação ao trimestre anterior. Em comparação ao primeiro trimestre do ano passado, a alta do PIB foi de 1,9%. (Fonte: http://migre.me/eQbZq)
Questão 2:
PIB = Consumo + Investimento Privado + Gasto do Governo + Exportações líquidas ou saldo da balança comercial. Neste último caso representado