Contemporanea
Cultura é todo complexo de conhecimento, crenças, artes, leis, moral, costumes e quaisquer outras capacidades e hábitos adquiridos pelos indivíduos, a cultura politica esta relacionada á honra, normas, crenças, atitudes, valores e atitudes políticas inerentes e presentes numa sociedade. A cultura não é algo estático, ela é mutável e com o processo de globalização onde a uma intensificação das relações econômicas, comerciais e culturais entre os países, onde as constantes inovações tecnológicas nas áreas de transportes e telecomunicações são capazes de diminuir as distâncias e transcender as fronteiras nacionais, a cultura se altera já que ha uma facilidade de contato com culturas diferentes.
Por muito tempo o homem vive preso, sempre foi subordinado a alguém ou a alguma instituição que determinava como o mesmo devia agir, e o homem jamais tomou a iniciativa de mudar, se tornou algo natural, o comodismo sempre fez com que o homem permanece nessa posição. No mundo antigo o homem deveria obedecer regras e leis que eram impostas pela igreja sem ter qualquer forma de contestar e discordar das mesmas, a igreja formava o individualismo no mundo antigo, que era o homem em busca da sua salvação, e isso se dava de forma individual, entretanto as igrejas montavam suas comunidades cristãs que iam a busca do mesmo alvo, á salvação. O individualismo ligado á um determinado poder exercido pela igreja, assim, o homem não se individualizava em busca dos seus ideais seguindo seus princípios e sim guiados pela igreja, existia então o interesse individual do homem, porém não era algo subjetivo e sim uma forma influenciada para alcançar um objetivo individual que iria satisfazer os interesses da igreja.
Na sociedade medieval o individuo é visto apenas como parte de um coletivo, e não se dissocia do todo, aqui as instituições sociais determinam como o sujeito deve agir e atuar no mundo, claro que visando garantir os seus