Sistemas Operacionais
O sistema operacional, analogamente falando, seria o impulso nervoso do computador, na realidade ele é a parte que origina a vida da máquina, é o que vai acionar os periféricos como mouse, winchester, CD-ROM, etc. O S.O. é responsável por traduzir a “vontade” do operante em ações. Que por exemplo, o operante move o mouse daí o S.O. Identifica o movimento e traduz no monitor até q o operante pare.
Funções do Sistema Operacional
Organização de dados: É o sistema operacional que deve organizar as informações contidas no Disco Rígido (HD). Se o operador inserir ou remover novos dados, o HD que moverá os ponteiros para a organização de dados.
Controle de Temperatura:
Quando usado intensamente o computador sofre um aquecimento natural, devido ao fato do uso estressante do processador, portanto, o S.O. Deve controlar a intensidade de rotação das ventoinhas que refrigeram o micro.
Inicialização do disco:
Ao iniciar o uso do computador o HD invoca o Sistema Operacional que inicia o seu processo de abertura. Se você possuir mais de um sistema instalado, você terá a possibilidade de escolher em qual você gostaria de utilizar no momento, o chamado “dual boot”.
Gerenciamento de processos:
O gerenciamento do sistema operacional que estão sendo utilizados no momento são obrigações do sistema operacional. Quanto mais processos abertos, mais processamento e memória são utilizados. Para otimizar a bateria de seu notebook, diminua o número de processos de seu computador.
Swap de memória:
Quando o uso de memória chega ao valor máximo de uso, o sistema operacional deve escalonar uma área do HD para ser utilizado como troca de memória, o chamado swap. O HD passa a ser utilizado como memória. Lembrando que este processo é um tanto lento, pois a velocidade de acesso entre o HD e o processador é muito menor do que o acesso entre o processador e a memória. Portanto, se estiver utilizando muita memória, feche alguns aplicativos, ou