Contar Historias na praça
Publico: Publico em geral que se interessa pelo tema
Carga Horaria: 02 horas
Facilitadora: Balaio de Histórias
Release:
A oficina pretende formar uma roda de conversas para tecer uma história sobre o tema proposto, buscando levar os participantes a falar sobre suas experiências para que todos possam partilhar da experiência individual de cada participante e desta maneira possamos tecer as perspectivas da contação de histórias nos dias atuais.
Justificativa:
Esta oficina pretende despertar, através de dinâmica e vivências, o contador de histórias que existe em cada um de nós seja ele: criança, adulta ou idosa, discutirá sobre o valor da contação de histórias atualmente, instigando-os a darem continuidade a essa prática, pois além de contribuir para a formação de leitores é uma arte que consegue reunir pessoas apesar de suas especificidades,elas degustar as mesmas histórias durante a apresentação. A oficina partirá das histórias de vida de cada participante, bem como as histórias conhecidas por eles e as que conheceram no decorrer da oficina. Após a oficina o grupo será convidado a contar sua história. Muitos são os motivos para se contar histórias entre eles estão: estimular, a expressão corporal na devida medida, a desinibição, o ato de narrar, o estilo, as variações de narrativas, a colocação de voz, a ocupação cênica do espaço, o ouvir historias como fonte comparativas de aprendizado, os recursos auxiliares, a interação com o grupo.
Discutiremos diversos pontos entre eles: a forma como deve ser escolhida a história, incorporação de repertório, a escolha do ambiente, a relação afetiva com a historia, a pesquisa como uma constante, o espaço de improvisação, a interação com a plateia, a pausa com