Brasil colônia
JÚLIO CÉSAR GONÇALVES DA SILVA
AVENIDA PASSOS E SUA HISTÓRIA
Trabalho apresentado como exigência para a disciplina de História, do curso de Guia de Turismo Regional e Nacional da MARC APOIO, Turma 12033, sob a orientação do Prof. Gustavo Sá.
RIO DE JANEIRO 2012
INTRODUÇÃO
O centro da cidade do Rio de Janeiro é, ao meu ver, um lugar onde a história do país pode ser revisitada todas as vezes que passamos por lá. Qualquer lugar do centro tem algo a nos contar.
E como demonstração de que isso é verdade, escolhi a região do centro que vai da Avenida Passos, a partir da esquina com a Presidente Vargas até os Arcos da Lapa. Um pequeno trecho que percorremos em cinco minutos, se o trânsito estiver bom, mas com uma grande importância histórica.
Uma região freqüentada por muitas pessoas que passam por ali e nem imaginam que os prédios, as igrejas, os teatros e os monumentos têm muita coisa para contar.
Então... Vamos viajar um pouco pela história?
2
CONTANDO HISTÓRIAS
Ao entrarmos em qualquer rua, avenida, estrada, nos perguntamos sempre por que colocam nela um nome específico, e com a Avenida Passos não é diferente. Ela foi criada em 1731 e teve vários nomes. O último foi Rua do Sacramento.
Em 1903, o então Prefeito Pereira Passos realizou uma enorme obra de urbanização na cidade, alargando essa rua da Avenida Marechal Floriano até a Avenida República do Paraguai, para isso ele derrubou 63 prédios. Em homenagem a esse trabalho ordenado pelo Prefeito, ela foi rebatizada com o nome atual.
A primeira atração turística da Avenida Passos, após a Avenida Presidente Vargas, é a Sociedade de Amigos das Adjacências da Rua Alfândega, ou seja, SAARA. Um dos maiores centros de comércio popular do Rio de Janeiro abrange 13 ruas e 1200 estabelecimentos. É considerado um grande shopping a céu aberto e um ícone do comércio carioca por causa da sua diversidade étnica e cultural. Já foi chamado de bairro sírio na década de 1930.
Ao