Uso de agentes
Joice Lee Otsuka* Ricardo Luís Lachi** José Cláudio Vahl Junior*** Heloísa Vieira da Rocha****
Resumo
Este artigo apresenta as duas principais linhas de pesquisas utilizando a tecnologia de agentes de interface desenvolvidas pelo grupo TelEduc. Na primeira, é focada a construção de interfaces que facilitem e promovam a colaboração entre os participantes nos cursos a distância e, na segunda, o suporte ao processo de avaliação formativa, de acordo com os interesses dos formadores. Palavras-chave: educação a distância, agentes, avaliação formativa, coordenação, Batepapo.
Abstract
This paper presents the two main topics research using the interface agent technology that have been developed by the Teleduc group. The first one focus in the development of interfaces that make easier and promote the student collaboration inside an e-learning environment while the second focus the formative assessment support, according to the teachers’ interests. Key words: distance education, interface agents, formative assessment, coordination, chat.
1. Introdução O TelEduc é um ambiente de suporte à EaD na Web que vem sendo desenvolvido desde 1997 pelo Núcleo de Informática aplicada à Educação (Nied) em parceria com o Instituto de Computação (IC), ambos da Unicamp. Este ambiente tem sido desenvolvido de forma contínua e participativa, tendo todas as suas ferramentas idealizadas, projetadas e depuradas segundo as necessidades relatadas por seus usuários [Rocha 2000]. Dessa forma, as pesquisas atuais do projeto TelEduc são resultantes de análises do uso do ambiente em situações reais de curso e têm se concentrado em duas linhas principais: o suporte à colaboração, onde estão sendo realizadas pesquisas sobre interfaces que facilitem e promovam a colaboração dentro de ambientes de EaD, e o suporte à avaliação formativa, onde espera-se prover recursos que auxiliem o formador no acompanhamento e orientação dos processos de