Aluno
Odontologia - 2012
16/04/2012
ASPECTOS
MICROBIOLÓGICOS DAS
DOENÇAS PERIODONTAIS
Prof. Dr. Cláudio Galuppo Diniz
O termo doença periodontal descreve uma diversidade de entidades clínicas distintas que afetam o periodonto, incluindo as gengivas, a inserção gengival, o ligamento periodontal, o cemento radicular e o osso alveolar de suporte.
Comprometimento dos tecidos periodontais pelo processo inflamatório, que leva à reabsorção óssea, ou seja, a destruição do tecido ósseo que está ao redor das raízes dos dentes.
Na gengivite não há alteração óssea, pois a inflamação só atinge a gengiva. A classificação é feita levando-se em consideração aspectos clínicos, bacterianos, do hospedeiro e ambientais.
Prof. Cláudio
1
ICB/UFJF - Microbiologia Aplicada à
Odontologia - 2012
16/04/2012
FATORES DE RISCO E SUSCEPTIBILIDADE
Higiene
Hábitos
Fatores genéticos
Oclusão (trauma)
Dieta
Microrganismos
Doenças sistêmicas
Embora a causa mais frquente esteja relacionada à placa bacteriana aderida ao dente, alterações na gengiva podem resultar de alterações hormonais, uso de medicamentos, stress etc. A doença periodontal tem o seu início com a própria história da humanidade.
É identificada em todas as civilizações do mundo e considerada o segundo problema da odontologia em saúde pública, onde se prevê que 80% da população já tem a gengivite podendo chegar à doença periodontal.
A taxa de destruição do osso, varia consideravelmente de uma pessoa para outra e até mesmo de uma área para outra na mesma boca, devido as diferenças individuais na resposta tecidual à irritação bacteriana.
O sinal mais característico da doença periodontal é o sangramento, devese atemtar também para: alterações na posição dos dentes, mobilidade dental, retrações gengivais (exposição de parte das raízes), retenções de alimentos, inchaço, etc.
Prof. Cláudio
2
ICB/UFJF - Microbiologia