Contaminações
Os agentes químicos são substâncias que sendo manejadas pelo trabalhador ou geradas ao longo do processo de produção, podem ser absorvidas pelo organismo e prejudicar seriamente a saúde.
Os produtos químicos são designados por «perigosos» quando apresentam riscos para o homem ou o ambiente devido às suas características físico-químicas, toxicológicas e ecotoxicológicas. Nos produtos químicos distinguem-se duas formas de apresentação:
• Substâncias;
• Preparações.
Substâncias
As substâncias químicas existentes nos locais de trabalho podem penetrar no nosso corpo de diversas formas:
• Pela aspiração;
• Pelo contacto com a pele;
• Pela deglutição.
As substâncias químicas são, por isso, elementos químicos, bem como os seus compostos no estado natural ou produzidos pela indústria e que contenham qualquer aditivo necessário à preservação da estabilidade do produto e qualquer impureza decorrente do processo, com exclusão de qualquer solvente que possa ser extraído sem afetar a estabilidade da substância nem alterar a sua composição.
Exemplos: Acetona, álcool etílico, tricloroetileno, óxido de chumbo, etc.
Preparações
As misturas ou soluções compostas por duas ou mais substâncias.
Exemplos: Tintas, vernizes, cola, diluentes, desengordurantes, etc.
Os ambientes de trabalho contaminados com poeiras representam diversos riscos de doenças ocupacionais para os trabalhadores expostos. A avaliação destes ambientes representa um dos principais métodos preventivos que permitem conhecer:
• as diversas situações e formas de exposição;
• a gravidade da situação.
Com base nestas informações quantitativas, é possível adotar medidas de controle e verificar posteriormente a sua eficiência. As características físico-químicas dos contaminantes na forma de partículas sólidas determinam o seu comportamento de dispersão e o seu grau de agressividade e profundidade de penetração no sistema respiratório dos trabalhadores expostos.
Os contaminantes