A EXPERIMENTA O HUMANOS PATENTEAMENTO
A EXPERIMENTAÇÃO EM SERES HUMANOS E O PATENTEAMENTO DE SERES VIVOS
RESUMO DE LEITURA:
A EXPERIMENTAÇÃO EM SERES HUMANOS E O PATENTEAMENTO DE SERES VIVOS
Resumo de leitura apresentado como requisito Parcial para obtenção de nota na Disciplina ÉTICA APLICADA E BIOÉTICA no Curso de Integralização de Créditos Livre em Teologia da Faculdade Teológica Batista de São Paulo.
Professor: Lourenço Stelio Rega
1. DADOS BIBLIOGRÁFICOS COMPLETOS DA OBRA:
WESTPHAL, Euler Renato. O OITAVO DIA - na era da seleção artificial. 1. ed. São Bento do Sul: União Cristã, 2004.
2.RESUMO:
O texto trata de dois temas relevantes do ponto de vista científico e ético, no que tange a biotecnia e a bricolagem, quais sejam: da experimentação em seres humanos na manipulação genética e o patenteamento de seres vivos, sejam eles do gênero humano, animais ou vegetais e sua discussão nos campos científicos, éticos, jurídicos etc.
O autor inicia seu texto sob o tema “experimentação em seres humanos”, com o subtítulo “o novo designe: a bricolagem em seres vivos e humanos” contextualizando a biotecnologia e seus impactos sobre a humanidade, tanto da óptica da revolução científica pós revolução industrial, tanto do contraditório dos motivos contributivos de um modo geral para a toda a humanidade, como das consequências das gigantescas crises provocadas para o ecossistema e a sociedade, porém ambas de proporções magníficas e extraordinárias que não podem menosprezadas.
A “nova genética” que é a denominação dada à introdução do “DNA” em estudos genéticos, onde se cria novos problemas e radicaliza outros já existentes, deixando a humanidade boquiaberta diante de dilemas éticos e da questão da disponibilidade e acesso à esta medicina genética e sua tecnologia.
Introduz uma discussão sobre o problema do aborto que deriva do diagnóstico genético, onde questões éticas são determinantes sobre uma eventual política