contaminação superfícies
Resumo
São cada vez mais raros os casos de doenças de origem microbianas transmitidas através da ingestão de alimentos contaminados. Tal fato deve-se à crescente melhoria das condições higieno-sanitárias, à utilização de programas de controle de qualidade microbiológica cada vez mais sistemáticos e eficazes e à existência de processos, cada vez mais seguros, do ponto de vista de saúde pública, utilizados durante o processamento, transporte, armazenamento e distribuição dos alimentos (PINTO,A.F.M.A.,1996).
A ANVISA está frequentemente inspecionando as indústrias alimentícias para assegurar o uso das Boas Práticas de Fabricação, e manter um controle sanitário na área de alimentos para consumo humano. Com isso, o método do swab é bastante utilizado para averiguar a contaminação microbiológica de superfícies, utensílios e equipamentos da produção ou dos laboratórios, prevenindo a ocorrência de doenças, além de ser um procedimento de custo inferior com resultados em menor tempo.
1. Introdução
Boas condições de higiene são fundamentais na indústria alimentícia, sendo regularmente inspecionada pela ANVISA de acordo com a Portaria n° 326/97, que estabelece o aperfeiçoamento do controle sanitário na área de alimentos e os requisitos gerais de higiene e de Boas Práticas de Fabricação para estabelecimentos produtores de alimentos para o consumo humano.
1.1. Swab
O swab consiste em um bastonete de madeira contendo algodão na extremidade, o qual é friccionado em uma superfície de área delimitada e agitado em uma solução para a realização da contagem microbiológica (FERREIRA; ANDRADE, 2008).
A amostragem pelo método do swab tem o propósito de avaliar os procedimentos de sanitização e a interpretação dos resultados deve ser baseada no conhecimento do produto, do processo e dos equipamentos para se determinar a significância dos dados (FERREIRA; ANDRADE, 2008).
Esse método é vantajoso em vista de outros,