economia
Argentina, oficialmente República Argentina (em espanhol: República Argentina,AFI: [repuβlika arxentina]), é o segundo maior país da América do Sul em território e o terceiro em população, constituída como uma federação de 23 províncias e uma cidade autônoma,Buenos Aires. É o oitavo maior país do mundo em área territorial e o maior entre as nações delíngua espanhola, embora México, Colômbia e Espanha, que possuem menor território, sejam mais populosos.
A área continental da Argentina está entre a Cordilheira dos Andes a oeste e o Oceano Atlântico, a leste. Faz fronteira com Paraguai e Bolívia ao norte, Brasil e Uruguai a nordeste e com o Chile a oeste e sul. A Argentina reivindica uma parte da Antártida, sobrepondo as reivindicações do Chile e do Reino Unido no continente antártico, mesmo após todas as reivindicações terem sido suspensas pelo Tratado da Antártida de 1961. O país reivindica ainda as Ilhas Malvinas (em espanhol: Islas Malvinas) e Geórgia do Sul e Sandwich do Sul, que são administradas pelo Reino Unido como territórios britânicos ultramarinos.
Cultura e Tradições
A Argentina oferece uma grande variedade de atividades culturais que se refletem em diferentes expressões artísticas, como o teatro, a pintura, a escultura, a música e a literatura. Além disso, mantém a tradição das suas danças e músicas típicas, como o Tango em Buenos Aires e o folclore no interior do país.
Buenos Aires é uma das grandes capitais do teatro. O Teatro Colón é um ponto de referência nacional para os espetáculos de ópera e música clássica. Construído em finais do século XIX,a sua acústica é considerada a melhor do mundo. Por outro lado, graças à sua cena teatral de calibre nacional e internacional, a avenida Corrientes é sinónimo de arte. É considerada "a rua que nunca dorme" e, por vezes, conhecida como a Broadway de Buenos Aires.
Na literatura, a Argentina destaca-se pela qualidade dos seus