ferramentas
ALICATE:
ALICATE DE CORTE:
ANCINHO:
BALDE PARA CONCRETO: Possui uma alça em sua parte inferior para facilitar o lançamento do concreto na forma. Usado também para transportar agregados, cimentos, argamassas e líquidos.
BROCA:
CHAVE DE FENDA:
COLHER DE PEDREIRO:
DESEMPENADEIRA:
ESQUADRO: Instrumento constituído por duas réguas perpendiculares de madeira ou aço. Utilizado para conferir ou obter ângulos retos em pequenas dimensões.
ENXADA:
FOICE:
FORMÃO:
LIMA:
LINHA DE NYLON PARA PEDREIRO: Fio de algodão ou fibra sintética, usado para orientar e conferir alinhamento de serviços como, por exemplo, revestimentos.
MARRETA: Grande martelo para serviços pesados, encontrada em vários tamanhos de acordo com o tipo de serviço em que será usada.
MARTELLO: Ferramenta de aço duro temperado, normalmente com cabo em madeira, destinado basicamente a cravar pregos em madeira. Existem vários tipos de martelos; o simples ou de pedreiro, usado para pregar ou fazer buracos e cortes em alvenaria; o picador, especifico para cortes em alvenaria; o de orelhas ou unhas, usado para colocar e retirar pregos.
MACETA:
MACHADO:
METRO DE PEDREIRO: Pequenas réguas articuladas que se abre para formar uma régua de certa rigidez, normalmente com 2 metros de comprimento. Usada pelos operários da obra para medições pequenas em geral.
MANGUEIRA CRISTAL: Conhecida também como mangueira de nível. Tubo plástico transparente e flexível, cheio de água. Usada para serviços de nivelamento de pisos, revestimentos e outros.
NIVEL DE BOLHA: feito em madeira ou perfil metálico, com um tubo de vidro engastado na direção de sua maior dimensão, contendo éter (ou outro líquido de pouca viscosidade) colorido. No líquido há uma bolha pequena de ar. Serve para determinar o nível de pequenos vão horizontais. Existem níveis com dois tubos de vidro perpendiculares para medição do nível de pequenos vãos verticais. O