Ferramenta
Aula 12 Mecanismo de Formação do Cavaco
Marcelo dos Santos Pereira Departamento de Materiais e Tecnologia Faculdade de Engenharia - Campus de Guaratinguetá - UNESP Guaratinguetá
Usinagem - UNESP / Campus de Guaratinguetá
Motivação e Conceitos Básicos
Uma operação de corte de metal é baseado no processo fundamental, no qual uma ferramenta com o formato de uma cunha com aresta cortante, quando recalcada contra o material de trabalho, retira material na forma de cavaco. A formação do cavaco influencia diversos fatores ligados à usinagem, tais como o desgaste da ferramenta, os esforços de corte, o calor gerado na usinagem, a penetração do fluido de corte, etc. Assim estão envolvidos com o processo de formação do cavaco aspectos econômicos e de qualidade da peça, a segurança do operador, a utilização adequada da máquina-ferramenta, etc.
-2-
Motivação e Conceitos Básicos
O corte dos metais envolve o cisalhamento concentrado ao longo de um plano chamado plano de cisalhamento (zona primária de cisalhamento). O ângulo entre o plano de cisalhamento e a direção de corte é chamado de ângulo de cisalhamento (φ). Quanto maior a deformação do cavaco sendo formado, menor o ângulo de cisalhamento e maiores são os esforços de corte. Esta influência é marcante na usinagem de materiais dúcteis, muito susceptíveis á deformação.
-3-
Motivação e Conceitos Básicos
Figura 1. Esquema da Formação do Cavaco mostrando o Plano de Cisalhamento.
-4-
Motivação e Conceitos Básicos
Em geral a formação do cavaco, nas condições normais de usinagem com ferramentas de metal duro ou de aço rápido, se processa da seguinte forma: 1. Penetração da ferramenta na peça. 2. Recalque (deformações elástica e plástica) de uma pequena porção de material contra a superfície de saída da ferramenta. 3. O material recalcado sofre uma deformação plástica até que se inicie um deslizamento (sem que haja perda de coesão) entre a porção de material recalcada e a peça.
-5-