ferramentas
As avarias são causadas pelo deslocamento descontínuo de porções significativas de massa da ferramenta. Elas ocorrem freqüentemente nas classes de ferramentas de menor tenacidade, como é o caso das cerâmicas.
Os principais tipos de avarias que ocorrem na ferramenta são as trincas, lascamento, e as quebras.
2.1-Trincas
As trincas podem ser de origem térmica e mecânica. Elas ocorrem principalmente devido a carregamentos térmicos cíclicos e aos impactos de entrada e saída da ferramenta na peça. Aparecendo com relativa freqüência em materiais de metal duro. A formação e propagação das trincas estão diretamente relacionadas com a tenacidade do material, pois além da nucleação é preciso energia suficiente para romper às barreiras que impedem sua propagação ao longo do material. Cuidado especial deve ser tomado na seleção dos materiais sujeitos a condições de corte desfavoráveis, pois o tamanho de grão influencia decisivamente no mecanismo. As regiões de contorno de grão formam barreiras naturais à propagação das trincas. Por isso, materiais com tamanho de grão refinado tendem a ter maior tenacidade e suportar melhor os carregamentos cíclicos durante o fresamento. A Figura 2.1 mostra o flanco de uma ferramenta comprometido pelo aparecimento de trincas de origem térmica.
Figura 2.1(SANDVIK-COROMANT, 1999).
2.2-Lascamento
O lascamento ocorre principalmente devido a sobrecargas mecânicas ou aliado à propagação das trincas. À medida que se aumenta a velocidade de avanço, cresce também a espessura do cavaco e conseqüentemente as forças de corte, aumentando também a chance de ocorrer o lascamento com a remoção repentina de parte considerável da ferramenta. Freqüentemente o lascamento está relacionado às descontinuidades durante o corte, principalmente ao utilizar ferramentas de baixa tenacidade. No fresamento os vários ciclos de entrada e saída dos dentes podem causar variações instantâneas severas nas forças de