Plano de Contigência do Geiger-Muller

8004 palavras 33 páginas
Proteção Radiológica – Programa de Monitoração
1. Objetivo
O objetivo principal da Proteção Radiológica é assegurar que as operações, que estão sob controle da autoridade encarregada de um estabelecimento sejam conduzidas de tal maneira que a saúde e a segurança dos indivíduos, dentro e fora do estabelecimento, estejam salvaguardadas. Como objetivos secundários têm a proteção do patrimônio do estabelecimento e a disponibilidade de registros adequados.
Considerando primeiramente a radioproteção ocupacional, para a qual devemos obter e manter as condições ideais de trabalho é importante frisar que o único meio disponível para se proteger da radiação são: tempo, distância e blindagem, ou uma combinação de dois deles ou todos eles.
O tempo é diretamente proporcional à dose e, portanto, quanto menor for o tempo em presença das radiações e materiais radioativos, menor a dose. A dose de radiação é inversamente proporcional ao quadrado da distância e, portanto, esta pode ser mais útil do que o tempo, e podemos aumentar a distância fazendo uso de garras, pinças, controles remotos.
Em relação à blindagem é norma de proteção radiológica que as instalações radioativas e nucleares, na medida do possível sejam auto blindada. Só é admitido o uso de EPI (Equipamentos de Proteção Individual) como um complemento, daí o uso de salas revestidas, capelas com exaustão, caixas com luvas.
Uma vez que tenhamos obtido e mantido as condições de trabalho seguras e satisfatórias, e os riscos ao grupo crítico inferior ou igual aos riscos normalmente presentes na sua vida diária deverá mostrar que o sistema de segurança implantado é adequado com o decorrer do tempo. Isto é conseguido pela técnica de monitoração, tanto para o trabalhador como para o indivíduo do público. Uma tem caráter preventivo, isto é, de evitar que o trabalhador ou indivíduo do público receba dose, e, portanto de alerta-lo da presença de um campo de radiação, enquanto que a outra tem um caráter

Relacionados

  • Resumo PEP 07 09
    431830 palavras | 1728 páginas