Contaminação por chumbo
CURSO TECNÓLOGO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
DISCIPLINA: TOXICOLOGIA E GESTÃO DE RISCO QUIMICOS
PROF: AGEO
DISCENTE: ANDERSON DAVALO
DISCENTE: CLAUDINEI VAILANT
DISCENTE: GERALDO GOMES
DISCENTE: ALINOR GONÇALVES
DISCENTE: FERNANDES LIMA
Introdução
MERCURIO
O mercúrio (Hg) é um metal líquido pesado branco prateado, inodoro e de fácil volatilização. Na natureza é encontrado em três formas: mercúrio metálico, sais inorgânicos de mercúrio e mercúrio orgânico, que se diferem pelos aspectos toxicológicos de absorção, transporte e excreção (do metal) e pelo quadro clínico do paciente (LIMA et al., 2009).
A denominação mercúrio decorre de uma homenagem ao planeta Mercúrio que conforme a mitologia romana é o mensageiro dos deuses, também o deus dos mercadores, filho de Júpiter e Maia, correspondente ao deus grego Hermes. Os romanos o chamaram de hidrargírio (AZEVEDO, 2003), derivado do termo Hydrargyrum em latin, que significa prata liquida (hidro = elemento de composição que indica água e árgyros = prata) e originou a sigla Hg0 na tabela periódica dos elementos químicos (FARIA 2003).
A expressão “metal pesado” é comumente utilizada para designar metais classificados como poluentes, englobando um grupo muito heterogêneo de metais, semi-metais e mesmo não metais como o selênio. O mercúrio é um dos elementos com maior frequência na lista de metais pesados (CETESB, 2001).
CHUMBO
O chumbo constitui um metal abundante na crosta terrestre estando amplamente distribuído e sendo encontrado livre e em associação com outros elementos. Seu número atômico é 82, seu peso atômico 207,21 e seu ponto de fusão 337°C. O metal começa a emitir vapores a 550°C, entrando em ebulição ao atingir cerca de 1.740°C. Em associação com outros elementos, origina compostos como: sulfato de chumbo, arsenato de chumbo, dióxido de chumbo, chumbo-tetraetila, chumbo tetrametila, litargirio, zarcão, alvaiade entre outros.
MERCURIO
O mercúrio é um metal