TRABALHO SOBRE MRS
Ambiente, saúde e segurança do trabalho Componentes
NOMES:
Bruna Richelle
Daniele
Fabiano Simões
Ianca Cintian
Karine Trindade
Kesley Guilherme
O que é o chumbo?
O Chumbo foi um dos primeiros metais utilizados pelo homem. Existem evidências que apontam o uso desse metal na Ásia Menor 4000 a.C. Por ser usado a muito tempo e intensamente, a história de intoxicação é longa.
O chumbo é um metal presente na natureza em pequenas quantidades, mas resistente à corrosão. Foi um dos primeiros metais utilizados pela humanidade e a intoxicação por esse elemento tem, portanto, uma longa história. A intoxicação pelo chumbo é chamada saturnismo 1, termo derivado do deus romano Saturno, que os romanos acreditavam ser quem lhes concedeu esse metal. O chumbo pode estar presente no meio ambiente de forma natural ou como consequência de sua utilização industrial e os casos de intoxicação podem decorrer de qualquer dessas fontes. O chumbo é uma substância cumulativa no organismo e costuma levar a uma doença crônica, com episódios sintomáticos agudos, às vezes de efeitos irreversíveis.
Intoxicação por chumbo ou saturnismo: o que vem a ser isso?
Saturnismo: Intoxicação aguda ou crônica por chumbo ou por algum de seus sais. Também conhecida como Plumbismo
1
A primeira descrição moderna desta doença foi feita em 1839 por
Tanqurel. Este realizou um complexo estudo sobre o saturnismo, sendo que pouco foi acrescentado ao seu quadro clínico.
Quais são as causas da intoxicação pelo chumbo?
O chumbo pode adentrar o organismo ou pela via respiratória, nos indivíduos expostos a vapores de óxido de chumbo, ou pela via digestiva, mais comum, graças à ingestão de alimentos contaminados pelo metal. Outra via possível de contaminação é a cutânea 2. Por esse caminho, todavia, somente seus componentes orgânicos são capazes de serem absorvidos.