Trabalho sobre o filme "mr. jones"
Mr. Jones é um maníaco depressivo de 35 anos que alterna fases de euforia e depressão. A primeira crise ocorre após conseguir um emprego como marceneiro em uma construção. Lá, ele tenta "voar" subindo no telhado e colocando a sua vida em perigo, mas é impedido por um outro marceneiro, que no futuro, torna-se amigo dele, apoiando- o no tratamento da doença. Assim que desce do telhado, Mr. Jones é levado à um hospital psiquiátrico, onde recebe um diagnóstico errado e logo alta. Só que ele tem uma nova crise chocando uma platéia de uma orquestra, após subir ao palco para reger uma sinfonia de Beethoven, pois ele achou que o maestro estava lento e fora do ritmo. É levado pela policia para o hospital novamente.
Entre idas e vindas ao hospital psiquiátrico, ele conhece a Dra. Elizabeth Bowen, que o ajuda a recuperar sua lucidez e com quem acaba se envolvendo.
Diagnóstico:
Maníaco depressivo bipolar
Apresentação do problema:
Alterações das atividades cotidianas;
Euforia exagerada;
Não se concentra nas atividades que realiza;
Não tem controle sobre suas emoções;
Não tem controle sobre o seu dinheiro, gasta desenfreadamente;
Tem alucinações auditivas;
Observa todos os detalhes minunciosamente;
Mudanças repentinas de comportamento.
História da doença:
A doença bipolar, tradicionalmente designada Doença Maníaco Depressiva, é uma doença psiquiátrica caracterizada por variações acentuadas do humor, com crises repetidas de depressão e "mania". Qualquer dos dois tipos de crise pode predominar numa mesma pessoa, sendo a sua frequência bastante variável. As crises podem ser graves, moderadas ou leves.
As viragens do humor, num sentido ou noutro têm importante repercussão nas sensações, nas emoções, nas idéias e no comportamento da pessoa, com uma perda importante da saúde e da autonomia da personalidade.
Sintomas da Doença Bipolar:
Definem-se os que caracterizam cada tipo de crise:
Mania
O principal