Avaliação de impacto ambiental
DISCIPLINA: Avaliação de impacto ambiental
PROFESSORES RESPONSÁVEIS: Dra Liandra M.A.Bertipaglia e Dr. Gabriel M.P. de Melo
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA: Estudo de caso
PROPOSTA: Baseado na situação a seguir contextualizada, pede-se :
1. Que se estabeleça quais medidas mitigadoras mais adequadas para a situação atual/do impacto ambiental decorrente das ações praticadas pela empresa Ajax (crianças, solo, água, ar, flora, fauna);
RESPOSTA:
Este documento foi elaborado por Dra. Clarice Umbelino de Freitas
Divisão de Meio Ambiente do CVE
Diante da complexidade e multiplicidade dos efeitos e fontes de exposição ambiental ao chumbo, as atividades preventivas devem abordar as várias facetas que envolvem o problema, conjugar esforços das várias instituições envolvidas na questão ambiental bem como ser factível economicamente.
As propostas aqui elencadas visam suscitar a discussão em torno do problema, no sentido do seu encaminhamento. Buscando para isto sugerir as instituições envolvidas em cada passo, a partir dos instrumentos legais que dão base para suas atuações.
O maior problema com relação ao chumbo é a contaminação do solo, particularmente nas proximidades de indústrias de produção e recuperação deste metal e das fábricas de baterias. Estabelecer esta questão como prioridade, não exclui a necessidade de outras atividades de monitorização da contaminação do chumbo em produtos que podem ser consumidos ou inalados pelas pessoas; regulamentação complementar, e propostas que visem um diagnóstico mais realista da situação de exposição e contaminação em humanos. O fato de que as propostas aqui elencadas se destinam à exposição ambiental ao chumbo. A exposição ocupacional requer abordagem diferenciada.
Sobre a contaminação do solo:
A contaminação do solo pode ser abordada através de atividades de controle sanitário (Vigilância Sanitária – VS, Secretaria da Agricultura-SAA, Companhia de Tecnologia e