pesquisa acadêmica
Docente: Carlos Eduardo Soares de Freitas
Disciplina: Metodologia da pesquisa Em direito
METODOLOGIA DA PESQUISA NOS CURSOS DE DIREITO:
UMA LEITURA CRÍTICA.
Dados sobre o texto:
Dados sobre o autor:
Doutor em Filosofia do Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Direito pela UFSC. Realizou Estágio de Pós-Doutorado em Filosofia na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Professor Titular de Teoria do Processo e Ética Profissional do Departamento de Direito (DIR) e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da UFSC.
O que traz o texto
Este trabalho tem por objetivo demonstrar a importância da pesquisa no contexto do processo de ensino-aprendizagem e os equívocos que se entende hoje serem cometidos nas disciplinas de Metodologia da Pesquisa, em especial no nâmbito dos Cursos de Direito.
Trechos da obra:
A pesquisa é hoje a forma privilegiada de produção de conhecimento.
Inclui a busca do e o acesso ao conhecimento já produzido, sua organização e sistematização e, quando se tratar de pesquisa científica, a produção de conhecimento novo. A pesquisa se constitui, portanto, em um processo específico de apropriação e de produção do conhecimento, exigindo, para a sua adequada efetivação, a aquisição de habilidades e competências próprias e a utilização de métodos e técnicas pertinentes.
É necessário que se veja a pesquisa como inerente ao processo educacional, como o principal instrumento de aprendizagem no ensino superior.
A pesquisa jurídica possui características específicas; é necessário, portanto que no Curso de Direito o estudante aprenda a realizá-la de forma adequada.
Considerações:
Para gozar dos atributos de universidade a instituição deverá promover o ensino pesquisa e extensão. Porem a obrigatoriedade de pesquisa não se restringe a universidade, abrange também a qualquer instituição de ensino superior o que muda é o nível de exigência. O TCC é uma