Pesquisa Academica
Aprendendo a fazer uma pesquisa acadêmica
Weslley Silva de Souza
Katheryny Macedo da Silva Seminário de Iniciação à Pesquisa
Prof. Leonardo Gomes de Paiva Amorim
São Gonçalo do Amarante
Julho/2015
1 ORGANIZAÇÃO
Uma pesquisa acadêmica é dividida em diversas partes, sendo alguma delas: Problema; Hipótese; Objetivo Geral; Objetivo Específico; Justificativa; Metodologia; Cronograma.
O Problema é a principal pergunta a que se pretende responder com a pesquisa. Deverá ser expresso, preferencialmente, em forma interrogativa, buscando o relacionamento entre variáveis.
A Hipótese é uma resposta provisória (sempre uma afirmação) para a pergunta contida no problema. Pode ser confirmada totalmente, confirmada parcialmente ou negada com o decorrer da pesquisa.
Objetivos Gerais responde a pergunta “para quê?”. Define a visão geral e abrangente do que se quer alcançar com a pesquisa. Sua função é determinar o que se pretende realizar para se obter a resposta para formulação do problema. Deve ser abrangente, por isso empregam-se verbos que denotem amplitude de propósito, tais como: analisar, avaliar, verificar, mostrar, explicar, investigar etc. Também é recomendável que haja apenas um objetivo geral no projeto de pesquisa.
Os Objetivos Específicos descrevem as ações necessárias para se alcançar o propósito geral da pesquisa descrito pelo objetivo geral. Em outras palavras, os objetivos específicos indicam as ações que viabilizarão o cumprimento do objetivo geral.
A Justificativa de um trabalho acadêmico responde a pergunta “por quê?”. Sua função é evidenciar a relevância, a originalidade, a importância e a atualidade da pesquisa a ser realizada. Na redação da justificativa, devem-se evidenciar três níveis de relevância:
a) Social: em que contribui para a melhoria da sociedade.
b) Pessoal: a importância da pesquisa para a satisfação do interesse do pesquisador.
c) Científica: confirmar hipóteses, ampliar teorias, contestar