Contador
Muitos dos pequenos empresários preferem trabalhar com um leque maior de itens visando um lucro maior, este é um pensamento primitivo e errôneo, pois o faturamento não é lucro, e sim apenas uma variável das decisões tomadas pelo administrador. Entretanto, o profissional da controladoria poderia intervir com uma técnica muito usual e fácil de se usar que seria a Margem de contribuição
MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO
A Margem de Contribuição é uma ferramenta gerencial que tem como por objetivo ver a capacidade de absorção de determinado item sobre os seus custos fixos e variáveis, é basicamente uma conta utilizada nos moldes da DRE (Demonstração de Resultado do Exercício)
REGIME TRIBUTÁRIO
O Regime Tributário é um conjunto de normas estabelecidas pelo Munícipio, Estado e União que definem como será efetuada a tributação das empresas no território brasileiro. A escolha errada do regime tributário é uma vertente que pode vir a desestabilizar a integridade financeira da empresa visto que muitas vezes esta definição é feita para dar menos trabalho e não diminuir a carga tributária da empresa.
REGIMES TRIBUTÁRIOS BRASILEIROS
Atualmente o Brasil possui uma das legislações tributárias mais complexas do planeta, o país possui quatro regimes, o Simples Nacional, o Lucro Presumido, o Lucro Arbitrado e o Lucro Real, valendo ressaltar que o Arbitrado é utilizado apenas pelo fisco.
Simples Nacional
O Simples Nacional é o regime menos oneroso que existe no Brasil, sua carga tributária é definida de acordo com o faturamento acumulado dos últimos 12 (doze) meses da Pessoa Jurídica, sendo assim, um regime cumulativo. Inicialmente é o regime mais indicado para a iniciação da empresa devido sua baixa carga tributária, entretanto existem diversas atividades empresariais que não podem pertencer a este regime, como Locação de mão-de-obra, serviços Advocatícios, Consultoria e outras atividades técnicas. Vale frisar que quando o faturamento no ano