Contabilidade Social Resumo Matriz Leontief
Resumo a respeito de “Matriz Insumo-Produto”
A matriz de Leontief tem como objetivo base proporcionar uma análise acerca das relações intersetoriais de produção. É de extrema utilidade para a definição de políticas setoriais e atividades de planejamento no geral, mas muito complexa de se elaborar, visto que trabalha com alto grau de detalhamento da estrutura produtiva econômica.
A matriz insumo-produto implica a desagregação de vários agregados presentes num sistema usual de contas nacionais, mais particularmente da conta de produção.
Além do valor adicionado e da demanda final, a desagregação atinge a demanda intermediária (ou até mesmo o consumo intermediário). Estima o impacto que um aumento ou retração na produção causaria no nível de produção e emprego, z.B.
O maior problema de se construir essa matriz reside no fato de que sua construção é mais lenta do que a evolução da economia, ou seja, quando se consegue terminar a matriz por completo, dado a mudanças tecnológicas, os coeficientes podem ter se alterado.
Sua base de dados é uma Tabela de Transações, onde os fluxos monetários entre as diversas atividades e a demanda final são descritos. Essa tabela incorpora também as importações e o valor adicionado por cada uma das atividades produtivas, detalhando-o em salários, impostos, subsídios e o excedente.
O modelo de Leontief está baseado na matriz de coeficientes técnicos diretos A, onde os coeficientes aij, representam o valor produzido na atividade i e consumidos pela atividade j para produzir uma unidade monetária.
A interpretação do coeficiente técnico deve sempre levar em consideração os seguintes fatores:
- pelo momento de registro do consumo intermediário e da produção;
- os preços adotados na valoração do consumo intermediário e da produção;
- a variação relativa dos preços dos produtos consumidos e produzidos;
- o preço adotado na valoração da produção é um preço médio informado pelo produtor, enquanto que os preços de consumo,