Globalização
Munich Personal RePEc Archive
The impact of globalization in the textile industry, 1990-1999
Fernanda Sartori de Camargo and Joaquim J. M. Guilhoto
Universidade de S˜o Paulo, Universidade de S˜o Paulo a a
2002
Online at http://mpra.ub.uni-muenchen.de/38328/
MPRA Paper No. 38328, posted 24. April 2012 13:18 UTC
O IMPACTO DA GLOBALIZAÇÃO NA INDÚSTRIA TÊXTIL, 1990 A 1999
Fernanda Sartori de Camargo1
Joaquim J.M. Guilhoto2
Resumo
A abertura econômica e o processo de globalização, iniciados na década de 90, trouxeram forte impacto na economia brasileira. Entre 1988 e 1993 realizou-se amplo processo de liberalização, reduzindo-se gradativamente o grau de proteção da indústria local. É nesse contexto que se origina o processo de reestruturação do setor têxtil brasileiro, bastante fragilizado com a forte concorrência dos produtos importados, em virtude da defasagem tecnológica do parque industrial, e da falta de competitividade, oriundas em parte devido à proteção alfandegária.
Dessa forma, por meio da metodologia de matriz insumo-produto, o presente trabalho analisa o comportamento da Indústria Têxtil no que diz respeito ao impacto das importações, bem como a questão de empregos nesse setor durante a década de noventa. Objetiva apresentar os respectivos coeficientes diretos e indiretos, e o quanto de importação e emprego têm origem na endogenização do consumo das famílias. Os resultados apontam para uma diminuição dos multiplicadores de importação e um aumento dos multiplicadores de emprego.
Palavras Chaves: Setor têxtil, Multiplicadores, Insumo-produto, Globalização
Abstract
The economic liberalization and globalization process, started in the 90s, brought a strong impact on the Brazilian economy. Between 1988 and 1993, was held an extensive process of liberalization, gradually reducing the degree of protection of local industry. It is in this context that originates the restructuring of the
Brazilian textile sector, very