Contabilidade nacional
É a representação quantificada da economia de um país, ou seja, um sistema de avaliação que se rege por normas convencionais e codificadas. Trata-se, portanto, de uma técnica que se propõe apresentar sob uma forma quantificada um quadro conjunto da economia de um país durante um determinado período de tempo, normalmente um ano. A Contabilidade Nacional é um instrumento estatístico que procura fornecer uma representação sintética da realidade econômica de um país, o que se torna indispensável a todos os responsáveis das decisões econômicas, tanto os poderes políticos como as empresas.
Agregados econômicos Produto Interno Bruto e seus componentes, Produto Real e Produto Nacional. O Produto Interno Bruto é um dos principais indicadores do potencial da economia de um país. Ele revela o valor de toda a riqueza (bens, produtos e serviços) produzida por um país em um determinado período, geralmente um ano. Isso inclui do pãozinho até o apartamento de luxo. O PIB é um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia com o objetivo de mensurar a atividade econômica de uma região.
Os principais setores da economia responsáveis pelo PIB são: agropecuária, indústria e o setor de serviços.
PIB nominal E PIB real Quando se procura comparar ou analisar o comportamento do PIB de um país ao longo do tempo, é preciso diferenciar o PIB nominal do PIB real. O primeiro diz respeito ao valor do PIB calculado a preços correntes, ou seja, no ano em que o produto foi produzido e comercializado, já o segundo é calculado a preços constantes, onde é escolhido um ano-base onde é feito o cálculo do PIB eliminando assim o efeito da inflação. Para avaliações mais consistentes, o mais indicado é o uso de seu valor real, que leva em conta apenas as variações nas quantidades produzidas dos bens, e não nas alterações de seus preços de mercado. Para isso, faz-se uso de um índice de preços que isola o crescimento real do produto daquele que se