Contabilidade Nacional
O SISTEMA DE CONTAS NACIONAIS
A contabilidade social tem como objetivo apresentar uma visão da economia de um país ou de uma região em têrmos quantitativos. Constitui, portanto, um excelente instrumento de sistematização das estatísticas econômicas e de orientação na formulação d:\ política econômica (*).
Sob o rótulo de contabilidade social ou econômica abrigam-se hoje diversos sistemas: contas nacionais, tabelas de relações interindustriais (Input - Output), fluxos financeiros inter-setoriais e riqueza nacional.
O conceito central das Contas Nacionais é o da focalização do valor global do fluxo de bens e serviços finais produzidos em um determinado período, em geral de um ano, a três ângulos distintos
- como Produto, como Renda e como Despesa.
(*)
Se a primeira fase das estimativas foi dominada pela investigação de uma única noção de renda nacional e a segunda fase pelo reconhecimento da pluralid:!de das noções de renda (produto interno líquido) (ao custo de fatôres), renda nacional e despesa nacional bruta (a preços de mercado), a t""ceira fase das pesquisas, que princ:pia nos anos 1946-1947, conduziu à ampliação do campo dos trabalhos e à integração das noções de renda nacional em uma estrutura mais ampla - a das contas nacionais (Stone) em que os diferentes totais da renda nacional não são mais que maiores agregados. Ainda durante os anos 1930, elaborou-se um sistema de registro das transaçõ"s interindur-triais, no sentido de prop')rc;onar uma visão estatí~'ku c!:t interdependência do sistema econôm;c'l (Leontief). :Mais recentemente importantes progressos foram obtidos em aiguns paí~e, nns levantamf'n' ,1" de fluxos financeiros (Copeland) e {h riqueza nacional (Goldsmi:h).
Observa-se uma tendência bastante generalizada entre os países em y;::>, de desenvolyimento a limitarem sua contabilidade social a si"temas agregativos de Contas Nacionais, Tais si~temas, entretanto, são adequados para fundamentar a elaboração de