agua
Como sabemos a água não é um bem inesgotável e é mais que necessário incentivar desde cedo a conscientização de conservação desse bem indispensável à vida de todos. Laurindo Chaves Neto (2008) relata que no Brasil este desperdício é na ordem de 70% e nas residências, 78% desse consumo ocorre nos banheiros. Assim o papel da escola é fundamental para mudança desse hábito. Segundo ele, o consumo de água aumentou de forma assustadora nos últimos dois séculos, e ao mesmo tempo, infelizmente em semelhante proporção, aumentou também o desperdício e a poluição.
Nesse sentido, é preciso enfatizar campanhas que encurtem as distâncias entre teoria e prática, e tragam para a população o senso de responsabilidade sobre a questão que afeta diretamente suas vidas, esclarecendo não só as possibilidades de boas práticas em relação ao uso da água.
2. Objetivo Levar a turma a compreender que a água é um recurso escasso no planeta e que o uso irresponsável desse recurso pode prejudicar a sobrevivência dos seres vivos.
3. Justificativa
Conforme a lei n°9.433/97 fica instituída a Política Nacional de Recursos Hídricos que regulamenta o inciso XIX do art. 21 da Constituição Federal:
I - a água é um bem de domínio público;
II - a água é um recurso natural limitado, dotado de valor econômico;
III - em situações de escassez, o uso prioritário dos recursos hídricos é o consumo humano e a dessedentação de animais;
IV - a gestão dos recursos hídricos deve sempre proporcionar o uso múltiplo das águas;
V - a bacia hidrográfica é a unidade territorial para implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos e atuação do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos;
VI - a gestão dos recursos hídricos deve ser descentralizada e contar com a participação do Poder Público, dos usuários e das comunidades. (BRASIL, 2010)
Sendo assim, a água é dotada de um valor inestimável, tornando-se um insumo indispensável à vida, à produção, voltado para o