aplicaçoes das matrizes
RONIE ANDERSON PEREIRA
RESUMO
As matrizes estão em toda parte, nas mais diversas aplicações. A partir de seu uso é possível agilizar serviços e prever perspectivas. O uso das matrizes modificou a forma como interegimos com as informações. Palavras-chave: matrizes, tabelas, informações
1 INTRODUÇÃO
Embora apresentem, a primeira vista uma estrutura que pouco acrescenta às tabelas, as matrizes são uma forma matemática muito poderosa para organizar e operar dados. Suas representações e operações são extremamente úteis.
No campo da computação, por exemplo, serve como base a vários processos, como planilhas eletrônicas, tratamento de imagens e armazenamento de dados.
As matrizes mais do que uma recurso da matemática, é um poderosa ferramenta para as mais variadas aplicações de nosso cotidiano. O uso das matrizes está em quase todas as áreas do conhecimento, minimizando serviços e agilizando resultados.
Suas aplicações vão desde os sistemas mais avançados até uma simples organização de alimentos em um supermercado.
2 DESENVOLVIMENTO
Segundo Giovanni (2002) “As matrizes são tabelas de números reais utilizadas em quase os ramos da ciência e engenharia”.
As matrizes estão presentes no dia-a-dia das pessoas, sendo usadas, por exemplo; em tabelas comparativas de preços, para demonstrar oscilações no mercado financeiro, promoções em geral, enfim na mídia como um todo, gerando mecanismos de organização e análise de dados.
O que torna possível uma melhor interpretação dos dados, tornando possível uma melhor tomada de decisão e perspectivas de futuro.
É possível dizer que varias operações realizadas por cérebros eletrônicos como os computadores são fundamentadas nas matrizes, sendo estas utilizadas largamente na estatística, economia, física e nos mais diversos campos da ciência.
Sem uso de matrizes é certo dizer, que o mundo seria diferente, a internet não seria