Contabilidade de Institui es Financeiras Aula 09 Part 01
Teoria e Exercícios
Prof. Jaildo Lima
AULA 09 – Contabilidade de Custos – Parte 1
1. Introdução
Nessa aula, começaremos a estudar outro ramo da Contabilidade denominado Contabilidade de Custos. Esse ramo da contabilidade é voltado para o ambiente interno das organizações gerando informações importantes para a gestão das empresas. Veremos, inicialmente, alguns conceitos e terminologias relacionadas a custos. Em seguida, estudaremos o objetivo e a importância da contabilidade de custos. Posteriormente, serão estudadas algumas classificações de custos, conforme menções na literatura. Por fim, será feito um comparativo entre as informações geradas pela contabilidade de custos e pela contabilidade financeira. Destacamos que tais conceitos são muito importantes para que na aula seguinte aprofundemos um pouco mais nesse conteúdo.
2. Conceito de Contabilidade de Custos
Segundo Mota (2002), “Contabilidade de Custos é o ramo da ciência contábil que se dedica ao estudo racional dos gastos feitos para se obter um bem de venda ou de consumo, quer seja um produto, uma mercadoria ou um serviço.”
Pode ser entendida também como o ramo da função financeira que acumula, organiza, analisa e interpreta os custos dos produtos, dos inventários, dos serviços, dos componentes da organização, dos planos operacionais e das atividades de distribuição para determinar o lucro, para controlar as operações e para auxiliar o administrador no processo de tomada de decisão.
Ainda segundo Mota (2002), a Contabilidade de Custos nasceu no período da Revolução Industrial, período no qual as empresas possuíam processos produtivos basicamente artesanais, e consequentemente os únicos custos produtivos considerados eram o valor das matérias-primas consumidas e da mão de obra utilizada.
Segundo o mencionado autor (2002), como resultado do crescimento das organizações, da intensificação da concorrência e da sempre presente escassez de recursos, surgiu a