Contabilidade - Balanço Patrimonial
Disciplina: Ética Empresarial
Nome: Helena Alves de Oliveira
01 – Com base na apostila, aulas satélites e na sua experiência profissional (se houver), responda o seguinte:
Dentro de um contexto corporativo, fale sobre a “Ética Empresarial” e suas “Consequências Jurídicas”.
Obs: Quantidade de linhas: (Mínimo 15 linhas) – (Máximo 25 linhas).
Cuidado com o uso da Língua Portuguesa, pois será objeto de avaliação.
Resolução
A empresa não é algo isolado e separado, com valores diferentes dos valores do meio que a rodeia, ela é parte do meio. Atualmente, não basta oferecer bons produtos ou serviços, toda empresa precisa agir de forma ética, mostrar preocupação e respeito por seus clientes, concorrentes, pelo meio ambiente e sociedade que a rodeia.
Infelizmente, ainda há muitas ocasiões em que as organizações ausentam-se de agir de forma ética, e isso gera consequências jurídicas, que podem surgir no plano administrativo, civil ou penal.
Quando uma empresa infringe uma lei, como por exemplo, algum artigo do código de defesa do consumidor, fica sujeita a multa, apreensão do produto ou proibição de fabricação do mesmo, suspensão temporária das atividades, entre outras consequências administrativas.
No plano cívil, a empresa infratora estará sujeita ao pagamento de indenização pelos prejuízos gerados. Como consequência penal, a organização poderá ser investigada e seus responsáveis receberão penas previstas em lei, que resultarão em prejuízos financeiros, de imagem, de credibilidade, e todo o trabalho em construir uma empresa bem sucedida
1
poderá ir “por água abaixo”.
Concluímos portanto, que não vale a pena buscar lucro a qualquer custo, quando a atividade empresarial entrar em conflito com a moral e o bem estar da sociedade, os negócios tem que ser repensados.
Fontes:
Apostila Unisa Digital - Módulo II
A ética, a gestão e o direito empresarial - Paulo Soares da Silva
2