Trabalho de Contabilidade - Balanço Patrimonial
ADMINISTRAÇÃO – 4º Período
Larissa Santana da Silva
Trabalho apresentado para avaliação da disciplina de Contabilidade, do curso de Administração, 4º período, do Centro Universitário Unicuritiba. Ministrado pela professora Leila Arruda.
Curitiba
2014
1- Plano de Contas
O plano de contas consiste em um conjunto de títulos, apresentados de forma coordenada e sistematizada, previamente definidos, nele traduzida a estrutura das contas a serem utilizadas de maneira uniforme para representar o estado patrimonial da entidade, e de suas variações, em um determinado período.
Ele é de extrema importância na administração de uma empresa, já que tem como seu principal objetivo estabelecer normas de conduta para o registro das operações da organização.
O plano de contas a ser utilizado pelo Sistema está estruturado por níveis de desdobramento, sendo estes classificados e codificados como segue:
1º NÍVEL - CLASSE
2º NÍVEL - GRUPO
3º NÍVEL - SUBGRUPO
4º NÍVEL - ELEMENTO
5º NÍVEL - SUBELEMENTO
6º NÍVEL - ITEM
7º NÍVEL - SUBITEM
As classes apresentam a seguinte estrutura:
1 - Ativo
2 - Passivo e Patrimônio Líquido
3 - Variação Patrimonial Diminutiva
4 - Variação Patrimonial Aumentativa
5 - Controles do Orçamento - Aprovação
6 - Controles do Orçamento - Execução
7 - Controles Devedores
8 - Controles Credores
2- Contas de Resultado e Contas Patrimoniais
As contas de resultado são as contas representativas de despesas e receitas. Essas contas terão, obrigatoriamente, ao final de um período contábil, seus saldos zerados e o resultado econômico obtido (lucro ou prejuízo) irá diferenciar o valor do patrimônio líquido para mais ou para menos. Já as contas patrimoniais, representam os bens, direitos, obrigações e o patrimônio líquido, dividem-se em ativas e passivas, através do balanço patrimonial. O seus objetivos são distintos, já que a de resultado