Aspectos do livro O Príncipe de maquiavel
Na trajetória do governo de Hugo Chávez o sucesso dele foi à manutenção da conquista, ele teve capacidade de resistir a inimigos que tentaram tirar ele do poder e usar a sabedoria e a força, com isso teve apoio da maioria da população.
Com suas políticas de inclusão social e transferência de renda obteve enorme popularidade em seu país, e durante a era Chávez, a pobreza entre os venezuelanos caiu. No plano político interno, fundiu os vários partidos de esquerda e fortaleceu os movimentos e as organizações populares, estabelecendo uma forte aliança com as classes mais pobres.
E nas varias eleições, realizadas ao longo de aproximadamente 15 anos, a oposição foi derrotada, inconformados os adversários de Chávez promoveram um golpe de Estado, no inicio de 2002, com o apoio do governo dos Estados Unidos. Contudo, Chávez acabou voltando para o poder três dias depois. No final do mesmo ano, mediante referendo, a população foi chamada a opinar sobre a sua permanência na presidência. Chávez venceu sem dificuldade, porém os lideres da oposição inconformados boicotaram as eleições parlamentares, entretanto não obteve o resultado esperado e acabou por dar ao presidente uma tranquila maioria no parlamento. O presidente Chávez superou o golpe de Estado e, graças à combinação de mobilização popular maciça e a força militar, recuperou o Estado.
Na obra de Maquiavel contém uma brilhante análise sobre a questão do poder e das formas de dominação para o príncipe conquistar e manter o Estado, e ele destaca a importância da virtú e da fortuna