Moda e arte
Aluna: Mayara Henckmaier
Professora: Mayke Bernz
Disciplina: Modelagem Industrial
Design/Moda 1.3
03/07/2013
“Moda é como a arquitetura, pura questão de proporções.”
―Gabrielle Chanel
Resumo
Neste paper iremos tratar sobre moda e arte; qual a relação entre essas duas vertentes e até que ponto ela tem ligação com o consumo, tomando de base o livro Moda: uma filosofia, do autor norueguês Lars Svendsen. Os capítulos do livro abrangem uma vasta gama de tópicos, visto que a moda está relacionada a diversas áreas de interesse, como consumo, identidade e arte.
Palavras-chave: Moda; Arte; Filosofia.
1. INTRODUÇÃO
Um apanhado da história da moda dos primórdios do vestuário aos dias atuais. O autor faz referências a poetas, filósofos, escritores e a estilistas famosos.
De forma sucinta Lars Svendsen mostra como a moda tem sido um dos fenômenos mais influentes na civilização ocidental; conta que é difícil um fenômeno social sem a influência da moda, seja econômico, político ou artístico. Desde o século XVIII ela tem se democratizado cada vez mais, no sentido de não ser mais o terreno exclusivo de pessoas influentes além de abranger um número crescente de áreas de atividade.
Moda se tornou um evento “natural”, corriqueiro em nossas vidas. São bancas repletas de revistas recheadas com matérias e editoriais de moda. Cobertura dos mais importantes eventos do cenário fashion por todo mundo. Mídias alternativas como redes sociais, imprensa, homens, mulheres, entendidos e leigos, enfim a moda é difundida pelos quatro cantos do mundo.
A moda acima de tudo influencia ao consumismo; afeta a atitude da maioria das pessoas em relação a si mesmas e aos outros. Estas mesmas pessoas que negariam tal fato normalmente são desmentidas por seus próprios hábitos de consumo. Com a rapidez de informação exacerbada devido à globalização e tecnologia avançada a vontade de mudanças fica cada vez mais evidente.