Historia Tim BRASIL
O resumo a seguir apresenta um breve histórico da Companhia:
Maio de 1998: O Governo Brasileiro transferiu para a Tele Celular Sul Participações S.A. a propriedade das companhias Telepar Celular S.A., Telesc Celular S.A. e CTMR Celular S.A., assim como transferiu para a Tele Nordeste Celular Participações S.A. a propriedade das companhias Telpe Celular S.A., Telepisa Celular S.A., Teleceará Celular S.A., Telern Celular S.A., Telpa Celular S.A. e Telasa Celular S.A.
Julho de 1998: O consórcio formado pela UGB Participações Ltda. ("UGB") e pela Bitel Participações S.A. ("Bitel") adquiriu do governo brasileiro, no processo de privatização da Telebrás, o controle da Tele Celular Sul e da Tele Nordeste Celular.
Setembro de 1998: As ações ordinárias e preferenciais da Tele Celular Sul começaram a ser negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo – Bovespa.
Novembro de 1998: Os ADRs da Companhia começaram a ser negociados na Bolsa de Valores de Nova York – NYSE.
Dezembro de 1998: A UGB vendeu sua participação acionária na Companhia para a Bitel Participações S.A.
Março de 1999: A venda mencionada anteriormente foi efetivamente aprovada pela Anatel e pelo órgão brasileiro antitruste ("CADE"), passando a Companhia a ser controlada pela Telecom Italia Mobile ("TIM"), empresa do Grupo Telecom Italia.
Abril de 2000: O ágio pago pela Bitel Participações S.A. para adquirir o controle da Tele Celular Sul é transferido para a própria Companhia.
Junho de 2000: O ágio mencionado anteriormente é transferido para as subsidiárias da Tele Celular Sul, com o objetivo de maximizar o ganho fiscal através da amortização do mesmo.
Janeiro de 2001: A TIM adquire licenças nas Bandas D e E de telefonia móvel celular, passando a ser o único grupo autorizado a oferecer os serviços para todo o país, operando com a mesma marca nas diversas regiões.
Setembro de 2002: A Companhia lançou a tecnologia GSM (Global System for Mobile Communication) ao iniciar suas operações comerciais