Moda e arte
Fui à exposição no dia 22/05/2015, no Centro Cultural Banco do Brasil. Esta exposição fica em cartaz até 8 de junho de 2015. São ao todo apresentados 90 trabalhos - metade deles de autoria do mestre cubista e a exposição tem curadoria de Eugenio Carmona, que é professor de História da Arte da Universidade de Málaga, na Espanha.
Observando a estrutura do prédio e a organização das salas de exposição, as vezes acaba não sendo muito prático pois temos que ficar passando de uma sala para outra que são em andares diferentes e com verteza as pessoas com dificuldades de locomoção teriam muito trabalho.
A exposição em Si estava bem organizada, com as obras divididas em uma ordem cronológica e com algumas informações sobre os artistas e as obras, fazendo com que os visitantes pudessem melhor entender as obras e como elas foram criadas e em qual período da história elas foram criadas.
Das obras escolhidas para serem estudadas.
Primeira obra:
Artista: Salvador Dalí - Foi um dos mais importantes artistas Surrealistas da Espanha. Nascido em 1904, desde a infância demonstrou interesse pelas artes plásticas. Engressou e foi expulso da Escola de Belas Artes da cidade de Madri, pois afirmava que ninguém era suficientemente competente para o avaliar. Era seguidor de Picasso, que conheceu quando foi a Paris, e que claramente influenciou sua obra ao longo da sua vida, assim como Miró. Estava fortemente envolvido em política, e este foi o principal motivo para ser expulso do movimento Surrealista. Com a morte de sua esposa ficou muito depressivo tentando até um suicídio, mas morreu de insuficiência cardíaca em 1989 em Figueres na Espanha.
Obra: Arlequim – Faz parte do acervo do Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia, em Madri. Foi pintado em 1926 com a técnica, óleo sobre tela
Apesar do pilar da exposição ser o Pintor espanhol Pablo Picasso, a segunda obra que escolhi foi uma que me identifiquei bastante por gostar do tema.
Artista: José