Sintese O principe
“O Príncipe” é provavelmente a obra mais conhecida de Niccolo Machiavelli, filosofo político italiano que viveu na Veneza do século XV, entre os anos de 1469 a 1527.
O livro esta dividido em 26 capítulos que tratam de temas pertinentes à estratégia política, ou seja, em uma linguagem mais banal, é um manual político, que instrui ao governante como chegar ao poder e como mante-lo.
Em determinados trechos, Maquiavel sintetiza a essência da qual o governante deve preencher-se para tornar-se príncipe e soberano. Essência esta que se resume na sua mais famosa frase, “os fins justificam os meios”, ou seja, o livro está repleto de situações, por vezes desumanas, que expressam que o importante é o poder, e não a moralidade dos meios para alcançá-lo.
Por considerar demasiado extenso o conteúdo desta obra, ressaltemos aqui os aspectos principais, portanto, que exprimam a intenção do autor em discorrer a obra, que por este aspecto se encontra dividida em três partes. A primeira dá conta dos tipos de principados, a segunda das milícias e a terceira, das atribuições que farão com o que o príncipe seja glorioso.
Nos primeiros capítulos, mais precisamente nos onze primeiros, Nicolau se preocupa em detalhar os tipos de principados, as causas do bem-estar e do mal-estar dos mesmos e os modos pelos