Contabilidade Balanço Patrimonial
Os grupos que constituem o Balanço Patrimonial são : Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido.
1 – ATIVO
As contas devem se dispostas de acordo com a facilidade de conversão em dinheiro, em primeiro plano são classificados os itens de maior liquides (caixa, bancos, contas a receber, mercadorias) , em segundo plano valores a receber no longo prazo (maquinas e equipamentos, veículos , terrenos , etc).Os elementos registrados estão estruturados nos seguintes subgrupos:
1.1- Ativo circulante São contas que constantemente estão em giro. Constituem o capital de giro da empresa caixa, bancos e outros itens que são transformados em dinheiro , consumidos ou vendidos a curto prazo, dentro de um ano (contas a receber, bens de consumo, investimentos temporários, mercadorias para revenda etc.).
Ativo circulante divide-se em:
Disponível: refere-se às contas onde são registrados os valores que representam o dinheiro em caixa, os saldos disponíveis em contas de movimento bancário, os saldos de contas relativas aos ativos imediatamente liquidáveis. Direitos Realizáveis no Exercício Seguinte: saldos relativos a aplicações em valores mobiliários, operações no mercado aberto; contas a receber, com vencimentos para o exercício seguinte, tais como: contas ou duplicatas a receber por vendas mercantis (inclusive cheques pré-datados); adiantamentos a empregados, e outros. Estoques: incluem três contas: estoque de mercadorias, matérias-primas, embalagens e materiais secundários empregados em processo de produção, materiais de consumo e produtos em trânsito, subprodutos e resíduos; estoque de imóveis prontos para a venda ou em construção com prazo de entrega até 12 meses (no caso de construtora); estoque de materiais em poder de terceiros para beneficiamento. Despesas Apropriáveis no Exercício Seguinte (ou Despesas Antecipadas):registram-se neste subgrupo os