Contabilidade - Balanço Patrimonial
Contabilidade - CCG001
Principais Mudanças Na Contabilidade Conforme As Leis 11638/07 E 11941/09
Professor: Edméia Soares Pinto Scatola
Nome: Fabrício Henrique da Silva AN101334
Sorocaba, 6 de February de 2014
Sumário
Introdução
Num cenário econômico globalizado a harmonização dos padrões contábeis torna-se uma necessidade, objetivando a orientação dos diversos usuários das informações contábeis. O objetivo deste trabalho é aborda as características e o conceito de Demonstrações Contábeis e mostrar as mudanças ocorridas a partir da Lei 11.638/07, alterada pela Lei 11.941/09 no Balanço Patrimonial.
1 . Balanço Patrimonial
Balanço patrimonial é a demonstração contábil destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativamente numa determinada data a posição patrimonial e financeira de uma determinada empresa.
Nesse balanço as contas devem estar agrupadas segundo os elementos do patrimônio que registrarem e agrupadas de modo que facilite a compreensão, o conhecimento e a análise da situação financeira daquela empresa.
De acordo com o § 1º do artigo 176 da Lei 6.404/76, as demonstrações de cada exercício serão publicadas com a indicação dos valores correspondentes das demonstrações do exercício anterior, para fins de comparação.
O Balanço Patrimonial é constituído por:
Ativo: Que é constituído por bens, direito e os recursos que são controlados pela entidade, que podem gerar benefícios econômicos futuros a a partir de eventos ocorridos.
Passivo: É constituído por obrigações com terceiros, que serão quitados com o uso do ativo.
Patrimônio líquido: É constituído pelos recursos próprio de uma empresa e esse valor é a diferença entre o valor do ativo com o do passivo.
Estrutura do balanço patrimonial antes da Lei 11936/2007
Ativo
Passivo e PL
Circulante
Circulante
(normalmente até 365 dias)
(normalmente até 365 dias)
Realizável a Longo