CONTABILIDADE – DRE E BALANÇO PATRIMONIAL
Segundo José Carlos Marion, contabilidade pode ser considerada uma ciência social, pois estuda o comportamento das riquezas que se integram no patrimônio, em face das ações humanas, ainda que se use de métodos quantitativos, não se pode confundi-la com as ciências matemáticas. A Contabilidade é como um conjunto coerente de postulados, princípios, restrições, qualidade de informação contábil, o todo subordinado aos objetivos das demonstrações contábeis. O surgimento da contabilidade pode ser explicado pela necessidade de suprir as limitações da memória humana mediante um processo de classificação e registro que lhe permitisse recordar facilmente as variações sucessivas de determinadas grandezas, para que em qualquer momento pudesse saber a sua dimensão. Podemos assim dizer que a contabilidade é uma técnica de gestão que tem como finalidade a determinação da situação patrimonial das empresas e dos seus resultados. Usuário da Contabilidade:
Toda pessoa física ou jurídica que tenha interesse em conhecer dados de uma entidade. Esses usuários podem ser classificados como internos á empresa como os gerentes, diretores, administradores, funcionário em geral, ou externos que são os acionistas, as instituições financeiras, fornecedores, governo. O objetivo principal da contabilidade é permitir a cada grupo social de usuários a avaliação da situação econômica e financeira da entidade, num sentido estatístico, bem como fazer inferências sobre suas tendências futuras.
Demonstração do resultado do exercício (DRE):
A análise das demonstrações contábeis é essencial para que a contabilidade tenha uma visão mais analítica em relação às finanças de uma empresa. Logo, visa extrair informações para a tomada de decisão. O perfeito conhecimento do significado de cada conta facilita a busca de informações precisas.
Sendo assim, a forma e o conteúdo da apresentação das demonstrações tendem a suprir as