contabilidade agropecuária
CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
CONTABILIDADE AGROPECUÁRIA
Professor: Paulo Vitor Novaes
Aluno: Yago Fernandes Pereira Pinto
Resenha do Artigo “IFRS PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS: UM ESTUDO DE CASO DA ADOÇÃO INICIAL EM UMA EMPRESA DE SUINOCULTURA” publicado no 10º Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade em São Paulo, 26 de julho de 2013.
O estudo buscou investigar quais os principais impactos nos resultados das Pequenas e médias empresas, que adotaram inicialmente às IFRS para PME. O artigo levantou a questão da importância da Copa do Mundo da FIFA de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016 para o Brasil, assim como a exploração de commodities no petróleo para evidenciar a estabilidade financeira do país nesses tempos e a abertura para investimentos estrangeiros no país. Este cenário favorável às empresas fez com que elas buscassem a padronização contábil e fiscal de suas atividades para que não percam sua competitividade no mercado e melhorias para futuros investimentos. É partindo deste ponto que as empresas estão buscando adotar práticas de padronização como as IFRS Comitê de Normas de Contabilidade Internacional (IASB – International Accounting Standards Board).
O IASB foi criado com base nos seguintes objetivos:
- Desenvolver um conjunto único global com qualidade, exequibilidade e aceitação das IFRS, aplicando-as rigorosamente;
- Considerar as necessidades de informações financeiras pelas economias emergentes e pequenas e médias empresas (PME); e
- Programar os processos de convergência das normas contábeis com alta qualidade.
O objetivo da pesquisa foi de fazer um estudo de caso sobre a adoção inicial das IFRS for SME. Como objetivos específicos pretenderam-se:
- Analisar os cenários da adoção nos outros países;
- Destacar os principais pontos da norma IFRS para pequenas e médias empresas que diferenciam das práticas anteriores e podem gerar reconciliação nos