Consumos culturais
2º Ano
1º Semestre
Unidade Curricular
Métodos e Técnicas de Investigação Social I
2013/2014
Consumos culturais
“De que forma a classe social influencia os consumos culturais dos estudantes do Pólo de Gualtar da Universidade do Minho?”
Índice
Introdução
3
1. Consumos Culturais
4
2. Modelo de Análise
7
2.1 Operacionalização de conceitos
7
2.2 Hipóteses de investigação
8
3. Metodologia
9
4. Análise de dados
13
4.1 Caracterização da amostra
13
4.2 Teste das hipóteses
20
5. Conclusão
24
Bibliografia
26
Anexos
27
Anexo I – Inquérito por Questionário
28
1
´
Introdução
O tema que irá constituir a base do nosso projecto de investigação denomina-se ―As práticas e consumos culturais dos jovens‖. O universo a estudar serão os estudantes do segundo ano da Licenciatura em Sociologia, do Pólo de Gualtar da Universidade do Minho.
A nossa questão de partida é: “De que forma a classe social influencia os consumos culturais dos estudantes do segundo ano da Licenciatura em Sociologia, do Pólo de Gualtar da Universidade do Minho?”. Neste sentido, vamos tentar perceber, em primeiro lugar, em que medida é que a classe social dos estudantes pode influenciar as suas escolhas, no que concerne aos consumos culturais. Atendendo ao papel basilar de autores, como Pierre
Bourdieu, na teorização da estrutura de classes, expomos, neste texto, a relação entre capitais económico, social e cultural que permitem configurar as diferentes condições sociais objectivas de vida do indivíduo. Isto será articulado com as características sociais e culturais do meio universitário onde os estudantes estão inseridos, e que se incorpora no seu habitus, permitindo estudar os consumos culturais.
Procede-se, seguidamente, à elaboração de um inquérito por questionário a fim de testarmos as nossas hipóteses.
Neste trabalho, além de fazermos um balanço de algumas