consumo infantil
1. Tema
Consumo
2. Delimitação do tema
Consumismo infantil
3. Problema
Qual a influência e as consequências do consumo infantil?
4. Justificativa
Nos dias atuais o consumo desenfreado tem se tornado um grande problema para muitas pessoas. Esse fato se deve pela facilidade de obter crédito, além de muitas propagandas em rádios, televisão, revistas, entre outras mídias que atraem as pessoas para o consumismo.
As necessidades se tornam desejos e o ato de comprar proporciona satisfação, por isso as pessoas acabam comprando além do necessário, compram coisas supérfluas.
Esse desejo de consumo tem se desenvolvido muito forte e aparente nas crianças. O comportamento comum que antes era brincar, hoje cada vez mais cedo passa a ser o de comprar. A habilidade de saber certo tipo de brincadeira para ser aceito num grupo de amigos foi, aos poucos, substituída pelo poder de compra, por aquilo que as crianças consomem.
Hoje em dia as crianças são consideradas consumidores em potencial. Segundo Montigneaux (2003) as crianças passaram a desempenhar um papel importante na sociedade de consumo ao influenciarem as decisões de consumo, que vai além dos produtos que apenas ela utiliza, mas influencia também os da família. Elas ajudam escolher onde passar as férias, qual a escola querem estudar, a programação do fim de semana e até mesmo o carro a ser comprado.
O fato das crianças terem esse desejo de consumo e quererem escolher o que deve ser comprado, o que comer e o que vestir, se deve muito ao processo tecnológico e a mídia, já que elas passam muitas horas por dia em frente à televisão, computadores e celulares. Mas outros fatores também propiciam o desejo de consumir, como os amigos, família e escola. Sabendo disso, as empresas investem muito em meios de comunicação para fazerem propagandas sedutoras e induzir o consumo de produtos destinados especialmente aos pequenos.
Hoje as crianças são atacadas por propagandas por