Consultoria
Curso: Administração, 3° período, matutino.
Matéria: Organização, Sistemas e Métodos.
Professor: Luiz Flores
Acadêmicos: Iara Rosa, Monica Rocha, Peter Vanderlind, Pricila Alexandre e Luan Luvizon.
CONSULTORIA EMPRESARIAL
Conceito e Características
Consultoria empresarial é um processo interativo de um agente de mudanças externo a empresa. Tem a responsabilidade de auxiliar os executivos e colaboradores nas tomadas de decisão, sem ter o controle da situação.
As empresas precisam estar sempre atentas ao mercado e às mudanças do meio para se manterem vivas e na ativa. Caso caiam na mesmice, podem acabar não acompanhando a demanda do mercado, para evitar isso, a empresa necessita encontrar soluções e mudanças internas ou externas. Ao se utilizar de uma consultoria, a empresa pode encontrar alternativas para a otimização de seus recursos. Ela investiga os pontos positivos e negativos da empresa para então propor mudanças e ações corretivas, com o intuito de alcançar o sucesso do empreendimento. Sendo assim é uma maneira mais eficiente de a empresa não apenas entender o seu próprio funcionamento, mas também entender o meio em que está inserida para, assim, melhorar o seu desempenho interno e, consequentemente, externo.
Podemos dizer que uma consultoria eficiente deve possuir certas características básicas, como: colaboração, imparcialidade, independência, profissionalismo, caráter investigativo, orientação e acompanhamento.
Por ser um processo colaborativo e que envolve não apenas o empresário, mas um ou mais consultores, trata-se de união de esforços em busca de um objetivo comum, ou seja, a melhoria da empresa estudada, é um processo necessário a toda organização que enfrenta dificuldades para lidar com situações internas e externas que ofereçam risco, ou mostre-se atrativa à empresa. Os objetivos de uma consultoria podem ser analisados sob a ótica do consultor ou da empresa-cliente.
Trata-se a consultoria de um